07/11/2008

O Sonho a Vontade e o Tempo

 Ou ...a arte de ser romântico

Aqui, precisamente aqui, ainda muito criança vi o mar pela primeira vez. Senti dentro de mim uma "coisa" tão imensa que não me cabia no peito. Fiquei a olha-lo, calada. O que é que isto tem a ver com o que vou dizer? Tudo. É que aqui também sonhei e ainda continuo a sonhar____ calada...!


Em jeito de resposta ao post da Ana Paula que me obriga sempre a pensar :). Tenho é um problema. Uma grande dificuldade em sintetizar uma ideia...escrevo sempre um lençol :(

A terra é redonda, o universo é redondo, o ovo é redondo, o átomo é redondo e a vida porque não há-de ser redonda também?
Esta ideia pode ser redutora, mas não é. Tudo se move e flui em círculos ou ciclos em espiral, como lhe queiram chamar.E a nova partida depois de um ponto de uma chegada nunca será igual, nem o caminho se faz da mesma maneira por duas vezes.

Tudo se move e flui, e em algum ponto do Tempo haverá sempre pontos de encontro com outros tempos. Tempo de uma vontade, de um sentimento ou de uma estética universais. E o que é que isto tem a ver com Schopenhauer e o pessimismo? Talvez tudo ou talvez nada: Tempo, ideias, vontades, pessimismos ou optimismo... Não há tempo ou épocas para a vontade de sermos felizes ou para emergirmos nas ideologias que acreditamos alcançarem esse fim, mesmo que esse fim seja gorado. Elas existiram existem e existirão sempre. É a vontade ou o desejo, esse pulsar do ser humano que faz com que um ponto de um tempo se encontre com um ponto de outros tempos
________encontraram-se. Agora muito para além do sonho americano. A eleição de Obama é uma boa notícia para todo o mundo.

Obama não foi eleito por ser negro. Obama se fosse branco teria tido muitos mais votos. Conseguiu derrubar as barreiras raciais do país, surpreender a geração de 90 (pós-segregação, uma altura em que as mulheres e os negros não tinham direito ao voto) e mobilizar o mundo, da Ásia à América, com o seu carisma, a sua história singular. Obama foi o primeiro democrata a receber o voto de mais de 50% da população americana. Obama conseguiu unir os americanos em festa na rua. Obama é uma consequência do 11 de Setembro e dos actos insanos que o precederam. Foi a vontade de um povo que apostou num homem que os fez acreditar na mudança. Num homem que que ousou sonhar. Essa é a vitória de Obama.

Não, não foi por ser negro, foi porque os americanos se reviram no desejo e na vontade de um homem. Homem do nosso tempo com "sonhos" de há 40 anos, que enquanto não forem realizados nunca deixarão de ser desejos presentes e em algum tempo dos tempos se encontrarão novamente.

Eu vim de muito longe onde existia e existe uma imensidão que é esperança. Talvez seja este o Tempo para todos. Obama foi eleito pela esperança política de mudança que transporta e que chegou agora aos afro-americanos com especial vigor.
O que Obama vai fazer com essa vontade colectiva, digo mesmo universal, já será outra coisa. Ou marca este Tempo e a humanidade sobe um degrau na espiral da evolução, ou não. Mas não esperemos que tudo aconteça já e agora. Vai desiludir? Claro que vai. Será sinal de que as expectativas já serão outras.

Se é pela vontade, pelo sonho, pelos ideais se é pela música ou pela fé (não gosto de dizer religião...) pelo pessimismo, optimismo ou meditação, o ser humano toma decisões individuais ou colectivas, universais ou não que mudam o rumo da História.
Espero que sim. Que Obama faça História.

_______________________________________e







Nós por cá, vivemos adormecidos ao som da estória do Ali Baba e os 40 ladrões!

.

.

.

.

_____tenho a sensação que nós por cá somos sempre os mesmos a nascer

2 comentários:

  1. Querida Mié, amiga de tão longe e de tão perto... Muito obrigada pela tua atenção! :) É um prazer inspirar a tua veia sempre tão poética, corajosa e reflexiva!

    Fico feliz ao verificar que és bem mais optimista do que Schopenhauer :)
    Eu também sou, apesar de tudo...

    Enquanto há vida, há vontades, mas também há sempre esperança!

    Um abraço sincero

    ResponderEliminar
  2. Nós aqui,...temos a mania de sermos mais espertos que os outros, ou seja, quando achamos que temos que mudar,...mudamos tudo para tudo ficar na mesma..:))
    Será que é por isso que somos todos,... um pouquinho ingénuamente felizes???!!!...

    Beijinho

    ResponderEliminar