05/04/2009

.

Boa Páscoa é o que vos desejo.


Crucificação de Jesus, Maria Madalena e o Anjo
Sandro Botticelli



No livro "A Monstruosidade de Cristo" Slavoj Zizek confronta-nos com o fantasma da encarnação de Cristo. É essa encarnação a monstruosidade que Zizek tem em mente - não Cristo, mas Ele se ter feito homem, ter vindo ao corpo, à dor e à sensibilidade humanas para padecer dos mesmos sofrimentos, fazendo-nos perder a sua transcendência paternal, constrangendo-nos a assumir por inteiro as escolhas e a responsabilidade por elas. Vale a pena citar: "(...) Quando as pessoas imaginam toda a espécie de sentidos profundos porque as 'assustam as palavras que dizem: Ele fez-se Homem', aquilo que na realidade receiam é perderem o Deus transcendente que garante o sentido do universo, Deus como o senhor oculto que move os cordelinhos - em seu lugar encontramos um deus que abandona a sua posição transcendente e se precipita na sua própria criação, comprometendo-se com ela até à morte, o que faz com que nós, seres humanos, fiquemos sem qualquer Poder superior que olhe por nós, sem outra coisa que não seja o terrível fardo da liberdade e da responsabilidade pelo destino da criação divina e, portanto, do próprio deus. Não continuaremos hoje a recear demasiado todas as consequências dessas palavras?"

Ler o ensaio na integra em Ípsilon



Ainda em Pausa

.

10 comentários:

  1. um abraço cheio da responsabilidade de te admirar.


    Boa Páscoa. branca e pura .

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela sugestão
    E em pausa tantas e tantas vezes precisa
    .
    .
    .
    Feliz dia de ressurreição
    bjo
    algodão doce

    ResponderEliminar
  3. Um abraço forte. Ainda na tua pausa.

    Boa Páscoa

    ResponderEliminar
  4. Boa Páscoa, Mié!

    Deixas-nos uma sugestão interessantíssima e muito a propósito para esta época.

    Na verdade, esperando que alguém (Deus, ao menos) tome conta de nós, essa a derradeira forma e máxima crença que poderia reconfortar-nos. Trazer a transcendência para o mesmo plano que nós, humanos, é uma crueldade, nesse sentido de nos deixar ficar a sós com a nossa vida, acrescendo ainda a responsabilidade face a alguém que está entre nós para pagar por todos os nossos erros.

    Nesta perspectiva, é algo monstruoso, dado que nos encerra numa culpa sem fim, e irreversível.

    Boas leituras, reflexões e vôos! :))

    Um beijinho cheio de ovinhos de Páscoa!

    ResponderEliminar
  5. apeteceu-me ... levá-lo (comprá-lo) para a minha Páscoa......

    Mas, sabes, .................
    tenho medo!!

    beijo-te com um abraço de irmã
    (como me fizeram, ontem no Domingo de Ramos...........).

    Uma Santa e doce Páscoa para ti !

    ResponderEliminar
  6. :) igualmente para si, querida mié. gosto da páscoa. de receber a cruz de cristo aqui em casa e de a beijar. e depois fazer um almoço em família bem recheado. e de pensar que o mistério da vida de jesus é também o mistério da nossa vida. um grande beijinho...

    ResponderEliminar